sábado, 20 de julho de 2013

Um Cafézim e Uma Torta de Limão? É A MIMULUSCIADEDANCA

{{{{HORA DO REPRESCO}}}}
in:
mimulus.com.br

"Momento em que a Mimulus Cia de Dança e integrantes do Grupo Experimental Mimulus recebe convidados para um refresco, um chá ou café, aproveitando a oportunidade para conversar sobre muita coisa: teatro, moda, cinema, culinária, dança, artesanato, política, entre outros tantos temas que acabam sendo devorados.
Momentos especiais de 2011:

“Cheese Cake” com Cristiane Mesquita
Cristiane Mesquita esteve em Belo Horizonte para lançar, ao lado de Rosane Pedrosa, o livro Moda em Ziguezague: Interfaces e Expansões, que reúne 20 artigos nos quais a Moda protagoniza contaminações com vários campos do saber. O acontecimento se deu no dia 02 de junho, no espaço Oi Futuro, projeto Oi Cabeça.
Já no dia seguinte, durante a Hora do Refresco, Cristiane Mesquita apresentou o documentário “Jardelina da Silva: Eu Mesma” e desenvolveu o Seminário de Pesquisa e Criação “Crise e Criação” junto à Mimulus Cia de Dança, durante quatro horas.
A Cia, que desde então está imersa no tema Procuro-me, de olho no seu novo espetáculo, saiu muito contaminada principalmente pela disponibilidade e generosidade da convidada, pelo zigues e zagues da vida. Valeu.
Torta de Limão com Cyntia Reyder
Cyntia é bailarina desde sempre, tendo atuado profissionalmente em grandes companhias como o Camaleão e Cia. de Dança do Palácio das Artes.
Trabalhou com arte educação no Corpo Cidadão, e hoje exerce a coordenação da área de dança do projeto Valores de Minas, Pelo seu amplo conhecimento, integrou em 2010 a banca de jurados do Prêmio Usiminas/Sinparc de Dança de MG, tendo sido, antes disso, merecedora de vários prêmios como Bailarina Revelação e Melhor Bailarina.
Tendo iniciado em 2009 o projeto SOMA Coletivo de Pesquisa, Criação, Formação e Difusão em Dança Contemporânea, além de estrear “Instantes de Loucura”, traz a BH a professora Deborah Maia de Lima para ministrar cursos em Dança Movimento Terapia.
É então, por aí que se inicia a proximidade de Cyntia com a Mimulus. E que se deu também a aproximação da Mimulus com Deborah, que acabou sendo convidada para desenvolver ações de integração dos participantes da 11ª. Semana da Dança e apresentar, no mesmo evento, os princípios norteadores da Dança Movimento Terapia.
E Cyntia por perto, acabou por participar ativamente da 11ª. Semana da Dança contribuindo com importante reflexão sobre consciência profissional, direitos e deveres do bailarino.
E pronto. Juntou-se a fome com a vontade de comer.
Hoje tive a oportunidade de ir à Mímulus Cia. de Dança num momento muito feliz, denominado: “Hora do Refresco”. Pudemos trabalhar juntos numa experimentação como essa citada acima. A Mímulus é uma Cia. privilegiada. Possui um trabalho em dança de salão diferenciado, pois se questiona, se envolve em constantes pesquisas e descobertas que só acrescentam e promovem cada vez mais, o desenvolvimento da identidade diferenciada do Grupo. Fiquei imensamente feliz de poder dialogar um pouco dentro dessa proposta, visto que a dinâmica de vivência do grupo é em si multicultural, é a de se abrir para as possibilidades de uso do corpo, das técnicas, juntamente com as diversas possibilidades de expressões artísticas. Espero poder retornar num outro momento e poder aprofundar um pouco mais esse diálogo. Vida Longa!.
Bolo De Coco E Refrigerante + Cizé Ferreiro
(porque de vez em quando caímos em tentação).
O tema da hora: o corpo, as lesões.
O encontro com o Cizé rendeu assunto na Hora do Refresco com a Mimulus Cia de Dança e o Grupo Experimental.
Algumas falas do especialista:
A força é necessária e deve ser aplicada de forma correta.
O aquecimento articular é importante para se fazer antes do ensaio ou da apresentação para prevenir lesões.
Você precisa treinar o que é específico para sua atividade.
É necessário treinar a força e resistência na coreografia de forma específica de acordo com o espetáculo.
São necessários no mínimo 90 dias de treinamento para um movimento específico no qual você possua alguma dificuldade ou déficit.
Se por algum motivo você não precisa usar seu corpo para alguma atividade específica você pode fazer um condicionamento geral.
É necessário treinar a musculatura estabilizadora antes de qualquer coisa, trabalhar a musculatura profunda o que não é fácil.
Estudos apontam que trabalhar só a musculatura da superfície não funciona.
Cada pessoa possui suas especificidades, sendo assim, o que funciona para um, pode não funcionar para outro.
O alongamento é diferente de treinamento, que possui um método diferenciado.
Bailarino lesa muito mais que jogador de futebol.
Nutrir é diferente de alimentar, ter cuidado com isso principalmente nos dias de forte atividade ou necessidade de esforço físico.
Ex: se você tem uma apresentação importante, é necessário montar uma grade de preparação, treinamento até o dia tal.
É essencial aprender com o próprio corpo e saber seus limites, saber se observar.
Quanto maior a experiência, maior a necessidade de estudar o assunto.
A atividade da dança necessita de funcionalidade.
Treinamento funcional precisa estar embutido na atividade de vocês.
É necessário correr atrás de informações.
É preciso conciliar atividades de fisioterapia, treinamento e nutrição e um correto acompanhamento.
Criem uma cultura de preparação, cuidem da máquina de vocês, o próprio corpo.
E os bailarinos, o que dizem?
“As pessoas muitas vezes não percebem o valor da prevenção e pagam caro para remediar” Lucas Veríssimo
“A dança, muitas vezes começa como um lazer como aconteceu comigo. Acho que com muitos aqui também, e você sente que o corpo vai necessitando cada vez mais de uma preparação. Trabalhamos Dança de Salão de auto rendimento e isso demanda muito do próprio corpo. Cada um precisa conhecer o seu próprio corpo e suas necessidades. Saber do que precisa, ficar atento às próprias demandas… quem está ligado as danças acadêmicas, balé, dança contemporânea, está mais atento a essas necessidades”.
“O bailarino precisa procurar por conta própria, a instituição pode ajudar, mas a busca tem que ser individual”. Jomar Mesquita
“Na dança você não consegue uma previsibilidade de movimento como de um ciclista, você utiliza tudo.
É necessário prevenir. O nosso corpo precisa ser como um avião, não pode dar errado, não dá pra trocar a peça quando ele está no ar.
O acidente com lesão mostra a deficiência de alguma musculatura e etc. Para que ele não aconteça, o trabalho deve ser de prevenção”.
Rodrigo de Castro
“Cada um deve elaborar um método de trabalho e aplicá-lo de acordo com sua necessidade”. Murilo Borges
Pessoas:
 Relatar um encontro dessa natureza não é tarefa fácil.
Sendo assim, gostaríamos que os envolvidos nessa Hora do Refresco se colocassem, corrigindo informações, ampliando a questão.
Fica o nosso sincero agradecimento ao Cizé, desde já Sócio Benemérito da Associação Cultural Mimulus.
Nos ajude, Cizé. O assunto é sério demais. 
Além disso, contamos com o profissionalismo do Anjo da Guarda de cada um, que livre a todos das cascas de banana que encontrarmos vida a fora. Ai, ai!
Em tempo: o Bolo de Coco foi preparado pela Elaine Romanhol."


@FloreandoComLaura

Mão que Auxiliam a menos de 10⁰ - Laura Flôres Poesia

Mais do mesmo, vai saber. Não, só mais pra agradecer. E o dia 24.06 foi desses dias. Seria impossível não relatar em uma crônica, poi...