Você
gostaria de ter um amor que fosse estável, divertido e fácil. O objeto
desse amor nem precisaria ser muito bonito, nem rico. Uma pessoa bacana,
que te adorasse e fosse parceira já estaria mais do que bom. Você quer
um amor assim. É pedir muito? Ora, você está sendo até modesto.O
problema é que todos imaginam um amor a seu modo, um amor cheio de
pré-requisitos. Ao analisar o currículo do candidato, alguns itens de
fábrica não podem faltar. O seu amor tem que gostar um pouco de cinema,
nem que seja pra assistir em casa, no DVD. E seria bom que gostasse dos
seus amigos. E precisa ter um emprego seguro. Bom humor, sim, bom humor
não pode faltar. Não é querer demais, é?
Ninguém está pedindo um piloto
de Fórmula 1 ou uma capa da Playboy. Basta um amor desses fabricados em
série, não pode ser tão impossível. Aí a vida bate à sua porta e
entrega um amor que não tem nada a ver com o que você queria. Será que
se enganou de endereço? Não. Está tudo certinho, confira o protocolo.
Esse é o amor que lhe cabe. É seu. Se não gostar, pode colocar no lixo,
pode passar adiante, faça o que quiser. A entrega está feita, assine
aqui, adeus.E agora está você aí, com esse amor que não estava
nos planos. Um amor que não é a sua cara, que não lembra em nada o amor
solicitado. E, por isso mesmo, um amor que deixa você em pânico e em
êxtase. Tudo diferente do que você um dia supôs, um amor que te perturba
e te exige, que não aceita as regras que você estipulou. Um amor que a
cada manhã faz você pensar que de hoje não passa, mas a noite chega e
esse amor perdura, um amor movido por discussões que você não esperava
enfrentar e por beijos para os quais nem imaginava ter tanto fôlego. Um
amor errado como aqueles que dizem que devemos aproveitar enquanto não
encontramos o certo, e o certo era aquele outro que você havia
encomendado, mas a vida, que é péssima em atender pedidos, lhe trouxe
esse e conforme-se, saboreie esse presente, esse suspense, esse
nonsense, esse amor que você desconfia que nem lhe pertence. Aquele amor
em formato de coração, amor com licor, amor de caixinha, não apareceu.
Olhe pra você vivendo esse amor a granel, esse amor escarcéu, não era
bem isso que você desejava, mas é o amor que lhe foi destinado, o amor
que começou por telefone, o amor que começou pela internet, que esbarrou
em você no elevador, o amor que era pra não vingar e virou compromisso,
olha você tendo que explicar o que não se explica, você nunca havia se
dado conta de que amor não se pede, não se especifica, não se
experimenta em loja – ah, este me serviu direitinho!
Aquele amor
discretinho por você tão sonhado vai parar na porta de alguém para o
qual um amor discretinho costuma ser desprezado, repare em como a vida é
astuciosa. Assim são as entregas de amor, todas como se viessem num
caminhão da sorte, uma promoção de domingo, um prêmio buzinando lá fora,
mesmo você nunca tendo apostado. Aquele amor que você encomendou não
veio, parabéns! Aproveite o que lhe foi entregue por sorteio."
#MARTHA MEDEIROS#